Espaço Aberto SOCIEDADE é uma coluna destinada à participação dos leitores, que podem enviar sugestões de pautas, relatos, histórias e lembranças que destaquem fatos, personagens, curiosidades ou legados de relevância para a sociedade.

As participações podem ser enviadas para o e-mail: tribunadacidade@gmail.com ou pelo WhatsApp: (11) 9.9754-8729 / (11) 9.1111-2797. 

No dia 26 de abril, aqui em nossa cidade, o Instituto Cultural Pagu, abriu suas portas, aos pés da Serra da Mantiqueira, um espaço dedicado à promoção e valorização das artes, que leva o nome de Patrícia Galvão, multiartista e importante escritora brasileira.

Junto aos sócios Luciana Fontes, Davi Martins e Élcio Figueiredo, soma-se à proposta um coletivo de artistas residentes na cidade que, em conjunto, propõe como ações da casa: oficinas, vivências, exposições, residências artísticas, apresentações teatrais e musicais, ações cineclubistas — enfim, uma programação diversificada e acessível. Comprometidos com a integração das tendências contemporâneas e com a preservação de culturas tradicionais, seguem na busca de promover a arte como elemento transformador da sociedade, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e o desenvolvimento sustentável.

Sediado numa casa que já foi Instituto de Música, o espaço surge com o objetivo de ser novamente um refúgio, um ponto de encontro para os “fazeres artísticos” e os diálogos. Sua localização privilegiada, em meio à natureza exuberante, proporciona um ambiente inspirador para artistas e visitantes, incentivando a troca de conhecimentos e experiências.

O evento de inauguração contou com o apoio significativo de comerciantes da cidade, além de amigos e amantes das artes. Teve como atrações: lambe-lambe do Coletivo Tramela; aula de dança com Eliana Santana; contação de histórias para crianças com Lu Fontes; oficina de colagem com Silvio Alvarez; lançamento de livro de poesia de Maria do Socorro, com leitura dos poemas por Kalassa Lemos; exibição do curta-metragem Elas, de Juliana Yurk e Bárbara Roma; performance com Eliana Santana; e show musical com Willian Delmondes.

Além dos encontros educacionais, culturais, do terceiro setor e empresarial, a casa se mantém ativa com atividades pelo Airbnb. Assim, oferece acomodações que podem ser desfrutadas de forma privada, além de áreas de uso compartilhado. Sua infraestrutura conta com quatro suítes no piso superior, com capacidade para até três pessoas em cada uma, e um quarto no piso inferior com duas beliches e cama auxiliar, comportando, assim, cinco pessoas.

Nas áreas compartilhadas, há sala de estar, biblioteca, sala de ensaio e apresentação, dois pátios internos com vista para a mata, ateliê, copa e cozinha equipada, pronta para o preparo de refeições. A área externa tem aproximadamente um hectare e meio, rodeada pela natureza preservada da Serra da Mantiqueira. Além de jardins e rio, essas áreas também podem ser utilizadas por visitantes, hóspedes e oficineiros.

O Instituto Pagu está localizado na Estrada de Joanópolis, s/n, no Bairro dos Carvalhos. No Google Maps, é possível encontrar o endereço exato através do código 4P4H+7R Joanópolis, São Paulo.

Instagram: @institutopagu

Site oficial: www.pagucultural.com


*Coluna publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 195 - maio 2025.

Deixe seu Comentário