Tribuna do LEITOR: Necessidades urgentes que afetam a cidade

Publicada em: 25/11/2025 18:21 -

Tribuna do Leitor é um espaço aberto para você expressar sua opinião sobre temas diversos. Para participar, envie seu texto para tribunadacidade@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 9.9754-8729 ou (11) 9.1111-2797. Os textos passam por ajustes apenas de edição, sem alterar o conteúdo original.

Sua opinião importa. Participe!

Para esta edição – não contamos com e-mails/cartas assinadas de leitores – mas manifestações e pedidos de apoio a reivindicações e de esclarecimento sobre temas e necessidades urgentes que afetam a cidade.

Ressaltamos que muitas dessas demandas acabam passando despercebidas no dia a dia pela sociedade como um todo; no entanto, é direito e dever de todos – que pagam seus impostos e participam da vida social do município – exigir condições dignas e não se ver prejudicados pela falta de ação do poder público. Como bem definiu um leitor, há quem se sinta “largado ao léu”.

Rotatória da ponte da Escola Vicente Camargo

“Por favor, a quem e com quem podemos reivindicar uma atitude rápida antes que algo grave ali aconteça? No tempo do Adauto, ouvíamos muitas críticas – o tempo todo. Pedimos, inclusive, à época, que ele refizesse aquela sinalização, mas, passados quase um ano desta gestão, nada foi feito nem apresentadas melhorias naquele local.”

Mirante do Juquitão

“Alguém da prefeitura pode ir até lá e se manifestar explicando pra nós onde estão os pontos que precisam ser refeitos? Onde está sinalizado o perigo, para que todos possamos entender? O mirante ‘jaz’ sob uma aparência suja, de total abandono, em contraste com uma das mais belas vistas da montanha do Gigante Adormecido de Joanópolis. Se a sua casa ficar sem manutenção já sabe o que vai acontecer, não sabe?”

A prática do jornalismo com mais liberdade e independência: redes sociais não perdoam

Um leitor também fez menção às notícias que circulam nas redes diariamente através de uma página de notícias, muitas delas em oposição à atual gestão. A esse respeito, esclarecemos: cada jornalista e cada profissional segue uma linha editorial própria no exercício de seu trabalho com a informação.

Não podemos, em momento algum, retalhar, discriminar ou tomar partido sobre o trabalho de quem quer seja. Mesmo quando um profissional é alvo de críticas ou ataques, ele está, ainda assim, exercendo sua função e agindo conforme suas convicções.

Há inúmeras histórias e justificativas que poderíamos abordar aqui, mas não é esse o propósito. O que importa é reafirmar que, dentro de nossa linha editorial, acreditamos na prática do jornalismo livre e na liberdade de expressão garantida pela Constituição. Assim como em qualquer outra profissão, nem todos os profissionais atuam com o mesmo compromisso e ética, mas isso não nos retira a responsabilidade de zelar pela credibilidade e pela dedicação ao nosso ofício.

Todos são livres para exercer, democraticamente, seus papéis: aquele que publica a notícia e aquele que é notícia – mas liberdade é também respeito.

Espaço TRIBUNA do Leitor

Este espaço mantém seu compromisso com a transparência e com o diálogo permanente entre população e poder público. Nosso espaço está sempre aberto para manifestações, sugestões, denúncias e opiniões que contribuam para o bem comum e o fortalecimento da cidadania.

Escreva, participe, questione e ajude a construir uma cidade melhor – atenta às necessidades de todos.

*Artigo publicado no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 200 - novembro 2025

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...