Câncer de mama: Outubro Rosa reforça importância da prevenção

Publicada em: 30/10/2025 12:40 -

O outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, reforça a importância de exames regulares e do autoexame. A detecção precoce da doença pode aumentar em até 90% as chances de cura, segundo especialistas.

Em vários municípios do estado de São Paulo, carretas de mamografia estão oferecendo atendimento gratuito à população, com exames disponíveis por dia, de segunda a sexta-feira, e aos sábados – garantindo acesso rápido e seguro aos exames.

Além disso, o programa estadual Mulheres de Peito permite que mulheres agendem mamografias pelo telefone 0800 779 0000, com atendimento na cidade ou região mais próxima. Recentemente, o Ministério da Saúde alterou as diretrizes para permitir que mulheres entre 40 e 49 anos realizem mamografia pelo SUS, mesmo sem sintomas, visando ampliar a detecção precoce nessa faixa-etária, responsável por 23% dos casos da doença.

O câncer de mama continua sendo uma das principais causas de morte entre mulheres, e os casos têm aumentado também em mulheres mais jovens, inclusive aquelas que ainda não tiveram filhos e sem alterações hormonais.

Segundo um estudo realizado pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025. Em 2023, foram mais de 20 mil óbitos, com maior concentração nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Santa Catarina apresenta a maior taxa ajustada do país: 74,79 por 100 mil mulheres. O levantamento também aponta tendência de redução da mortalidade entre mulheres de 40 a 49 anos, reforçando a importância do acesso ao diagnóstico precoce.

A conscientização, a prevenção e o diagnóstico precoce são considerados os métodos mais eficazes para salvar vidas.

Durante todo o mês, ações educativas, exames gratuitos e campanhas de informação reforçam a importância de cuidar da saúde e estimular a detecção precoce, lembrando que simples gestos podem fazer toda a diferença na prevenção da doença.

*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 199 - outubro 2025

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...