A emoção marcou o público presente no Cantos do Jaguari Festival no sábado, dia 4 de outubro, que promoveu uma homenagem à professora, historiadora e folclorista Neide Rodrigues Gomes, personalidade fundamental para o fortalecimento da cultura popular e do folclore, especialmente na região de Joanópolis e Bragança Paulista.
Idealizado pela Orquestra Violeiros do Jaguari, o festival realiza desde 06/09 encontros quinzenais com apresentações musicais, bate-papo e exibição de filmes. No sábado foi exibido pela primeira vez o curta-documentário “Vem Com o Tempo - Tradição e Fé da Região Bragantina” com direção Mário de Almeida, da Maravilha Filmes, uma homenagem póstuma à Professora Neide, falecida em 2019.
O evento marcou um encontro de gerações, especialmente de pessoas que conviveram com a professora Neide. Eurípedes Menezes de Liz, de 58 anos, um dos fundadores da Orquestra Violeiros do Jaguari, ressaltou a inteligência e grandiosidade da Neide. “Ela é uma referência para todos nós da Região. Ajudou a formar mais de 10 orquestras na região, promoveu curso de lutheria. Não tem preço que pague a emoção dessa homenagem, é uma experiência que reacende a espiritualidade divina dentro de nós”, declara.
Laís Cristinny Pinheiro Ximenes, de 21 anos, moradora de Joanópolis, se emocionou com o documentário e a importância de Neide. “Sempre digo que ela é um tópico sensível em minha vida. Acompanhei a professora em seus últimos anos de vida e posso dizer que foram os anos que aprendi muito sobre cultura. No documentário vimos a riqueza dos mestres e mestras das tradições populares, da cultura. Foi emocionante”, comenta.
Para o diretor do curta-documentário, Mário de Almeida, da Maravilha Filmes, o impacto de sua produção foi visível ao presenciar as reações das pessoas relembrando de fatos, revivendo momentos, assim como as observações de pessoas que não conheceram a professora. “De alguma forma quem assistiu se reconheceu no documentário ou se conectou com algum aprendizado da professora Neide. Ela tinha uma visão do todo e, assim como quem trabalha com a arte, ela tinha esse potencial de transformar o entorno”, afirma.
“Vem Com o Tempo - Tradição e Fé da Região Bragantina” foi produzido há cinco anos e esta foi a primeira exibição presencial. “A partir de novembro ele estará disponível no Canal da Maravilha Filmes, no YouTube (https://www.youtube.com/@maravilhafilmes), e a ideia é divulgar o legado e a importância da professora Neide para um número maior de pessoas”, diz Almeida. Confira a programação do Cantos do Jaguari Festival em https://www.instagram.com/violeirosdoriojaguari2023/
Curta-documentário “Geada 1975” e apresentações musicais
Quem não conseguiu acompanhar o evento, ainda tem oportunidade. No dia 25 de outubro, último dia do Cantos do Jaguari Festival, o público poderá assistir ao curta-documentário de Mário de Almeida, “Geada 1975”, além de prestigiar a participação de dois violeiros, Júlio Santin e Beraldo, a partir das 17h. A programação ocorre no Centro Cultural Francisco Assis Pimenta, na rua Artur Bernardes, nº 268, no bairro Vila Municipal. A entrada é gratuita.
*Reportagem publicada no impresso Jornal TRIBUNA da Cidade – Edi. 199 - outubro 2025 – e atualizada em nosso portal