Neste sábado (4), a programação do Cantos do Jaguari Festival, em Bragança Paulista, contará com a abertura da exposição “Nos Braços do Violeiro”, do artista visual e músico Yuri Garfunkel, no Centro Cultural Francisco Assis Pimenta, localizado na rua Artur Bernardes, nº 268, no bairro Vila Municipal, a partir das 17h. A visitação é gratuita e ficará disponível até o dia 25 de outubro.
Além da mostra, o público poderá assistir ao curta-documentário “Vem Com o Tempo – Tradição e Fé da Região Bragantina”, dirigido por Mário de Almeida, da Maravilha Filmes. O filme, produzido em 2020, será exibido pela primeira vez e faz uma homenagem póstuma à professora Neide Rodrigues Gomes, pesquisadora e incentivadora da cultura popular que teve atuação marcante na região. A docente faleceu em 2019.
A exposição apresenta as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, criada por Garfunkel, inspirada em mais de 80 canções caipiras. O material reúne rascunhos, quadros e artes finais do livro, além de recursos de acessibilidade como audiodescrição e textos em braile. Também integra a mostra um espaço em tributo à cantora e pesquisadora Inezita Barroso, que em 2025 completaria 100 anos.
O festival, idealizado pela Orquestra Violeiros do Rio Jaguari, realiza eventos quinzenais com apresentações musicais, debates e exibição de filmes, reunindo grupos de cultura popular de cidades da região, como Joanópolis, Atibaia, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Socorro e Jundiaí.
O curta “Vem Com o Tempo – Tradição e Fé da Região Bragantina” tem 26 minutos e trilha sonora original composta pelo violeiro Ricardo Vignini. A produção retrata as serras, águas e manifestações culturais do interior paulista, destacando rituais e tradições que atravessam gerações.
Serviço
Local: Centro Cultural Francisco Assis Pimenta – Rua Artur Bernardes, 268, Bragança Paulista
Data: sábado (4), a partir das 17h
Visitação da exposição: até 25/10
Informações: @violeirosdoriojaguari2023 @yurisopa @maravilhafilmes
Entrada gratuita